Quem atua na área comercial possui conhecimento de que a venda passa por etapas, enfatizando a idéia de que é um Processo a ser seguido para obtenção de um número maior para fechamento de negócios.

A estrutura do funil de vendas varia de acordo com o tipo de venda (consultiva, empreendedora, etc...).


Abaixo, você pode ver um exemplo de funil de vendas:

1. Qualificação
2. Prospecção
3. Formação de visão
4. Proposta
5. Negociação
6. Aceite verbal
7. Fechamento
8. Pós-venda

O Funil é utilizado como figura simbólica demonstrando o estreitamento das negociações em virtudes das suas demandas, ou seja, na maioria das vezes muitas prospecções e poucas vendas. Quando utilizamos uma ferramenta que detalha e acompanha este processo através de relatórios podemos quantificar e qualificar esse processo, pois ele especifica toda a movimentação mostrando onde existem possíveis dificuldades e perdas de negócios.

Este é um excelente intrumento de medição para quem quer controlar seus resultados e identificar onde pode melhorar.